Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de junho de 2010

São Pedro e São Paulo



No próximo dia 29 de Junho a Igreja celebrará a solenidade de São Pedro e São Paulo. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos", por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionário.
Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu o Mestre. Esteve presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, o qual, lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição, da qual Pedro foi testemunha, tornando-o principal pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.

Paulo, que tinha como nome antes da conversão Saulo, era natural de Tarso. Estudou na escola de Gamaliel (At 5, 34-39; 22, 3), um dos grandes mestres da Lei da época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles, inclusive o mártir Estevão fora apedrejado até a morte pelo seu comando. Converteu-se à fé no caminho de Damasco, quando ia com sua tropa para prender os cristãos. O próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para ser um dos seus, e anunciar a Boa Nova mundo a fora. Recebeu o Batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte.


São Pedro e São Paulo Rogai por nós


Fonte: www.cancaonova.com


Por Ricardo

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Filho Honra Teu Pai e Tua Mãe

Há no mundo uma ideologia que tudo permite, desde aos mais pequeninos aos mais experientes, pois o que vale é ser feliz, na verdade, se sentir feliz. Por causa deste estado de espírito (felicidade) se cria mil e uma estradas para encontrá-la. Se estiver errado, com um pouquinho de dinheiro e um bom advogado tudo se resolve, pois o que vale é ser feliz.
Todos os dias vemos nos telejornais desventuras e mais desventuras e isso nos assombra. Para alguns a realidade torna-se detestável, para outros ela está ótima, pois até então nada lhes aconteceu.
Dizem que o “jeitinho brasileiro” tem muito que ensinar para os diversos povos que ainda se encontram enclausurados no próprio ego nacionalista. Muito bem, tudo isso é bonito. Mas, quando lembramos os ensinamentos de tempos considerados arcaicos ou então de outrora, temos muitas maneiras de nos libertar, sem precisar perder nossa vida em prol de nada ou de um suposto estado de felicidade.
Hoje em dia, poucas famílias mantêm seus princípios ou conseguem passar valores para seus filhos. Muitos alegam que é melhor o filho (a) estar com a namorada (o) dentro do quarto do que na rua, onde é muito perigoso. A grande desculpa é a violência ou até mesmo que o mundo está assim, então não podemos ser igual à Igreja Católica, “estagnada no tempo”. Devemos acompanhar o tempo. Será mesmo?

Interessante que este modelo de pais são os primeiros a recorrerem aos ensinamentos dos padres ou então de psicólogos, quando os filhos estão em caminhos “tortuosos”. Sabe por quê?
Porque desde pequenos, os filhos são educados sobre a pedagogia do tudo é permitido, regulamentado pela psicologia (barata) de que tudo pode traumatizar a criança. Conseqüência do tudo é bonitinho e permitido, são filhos irresponsáveis, egocêntricos, narcisistas...
Meus queridos, um pouco de limite não faz mal a ninguém; dizer não, às vezes faz muito bem. Lembremos do “Honra teu pai e tua mãe”. Aliás, o que seria honrar pai e mãe nos tempos de hoje? Muito complexo esta indagação, pois ela não só diz respeito aos pais em si, mas, a sociedade que tem como célula-mor, a família.


Na atualidade honrar nossos pais está na linha do ter uma vida íntegra, fazendo com que os nomes deles continuem limpos, sem a mancha do alcoolismo, do tabagismo, da prostituição (não só o corpo, mas a alma, os valores; a pessoa humana como um todo), da corrupção, da dependência química, da desvalorização afetiva e sexual...

Hoje, dia 21 de junho a Igreja celebra a memória de um grande santo, São Luis Gonzaga. Possuía e poderia ter qualquer coisa que o mundo oferecia, pois ele era príncipe, contudo, por amor a Jesus Cristo, renuncia a tudo em prol dos mais necessitados, dos enfermos. Aliás, por causa da sua entrega no serviço da cura das enfermidades acabou contraindo uma, que lhe conduzira à vida eterna. Acompanhemos uma carta que escrevera para sua mãe antes de morrer. Vejamos com seu exemplo o que é “honrar pai e mãe” e seguir a Cristo Jesus.


Ilustríssima senhora, peço que recebas a graça do Espírito Santo e a sua perpétua consolação. Quando recebi tua carta, ainda me encontrava nesta região dos mortos. Mas agora, espero ir em breve louvar a Deus para sempre na terra dos vivos. Pensava mesmo que a esta hora já teria dado esse passo. Se é caridade, como diz São Paulo, chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram (cf. Rm 12, 15), é preciso, mão ilustríssima, que te alegres profundamente porque, por teus méritos, Deus me chama à verdadeira felicidade e me dá a certeza de jamais me afastar do seu temor.
Na verdade, ilustríssima senhora, confesso-te que me perco e arrebato quando considero, na sua profundeza, a bondade divina. Ela é semelhante a um mar sem fundo nem limites que me chama ao descanso eterno por um tão breve e pequeno trabalho; que me convida e chama ao céu para aí me dar àquele bem supremo que tão negligentemente procurei, e me promete o fruto daquelas lágrimas que tão parcamente derramei.
Por conseguinte, ilustríssima senhora, considera bem e toma cuidado em não ofender a infinita bondade de Deus. Isto aconteceria se chorasses como morto aquele que vai viver perante a face de Deus e que, com sua intercessão, poderá auxiliar-te incomparavelmente mais do que nesta vida. Esta separação não será longa; no céu nos tornaremos a ver. Lá, unidos ao autor da nossa salvação, seremos repletos das alegrias imortais, louvando-o com todas as forças da nossa alma e cantando eternamente as suas misericórdias. Se Deus toma de nós aquilo que havia emprestado, assim procede com a única intenção de colocá-lo em lugar mais seguro e fora de perigo, e nos dar aqueles bens que desejamos dele receber.
Disse tudo isto, ilustríssima senhora, para ceder ao desejo que tenho de que tu e tida a minha família considereis minha partida como um feliz benefício. Que a tua benção materna me acompanhe na travessia deste mar, até alcançar a margem onde estão todas as minhas esperanças. Escrevo isto com alegria para dar-te a conhecer que nada me é bastante para manifestar com mais evidência o amor e a reverência que te devo, como um filho à sua mãe. (Extraído da Liturgia das horas III – 1ª - 17ª Tempo Comum, p. 1361-1363)


Motivados pelo testemunho de São Luis Gonzaga procuremos honrar nosso Pai e nossa Mãe e tentemos deixar de lado tanto as psicologias e pedagogias “baratas” na educação de nossas crianças.

Quem quiser saber mais sobre a vida deste santo, acessar:
http://www.lepanto.com.br/dados/HagLGonz.html


Por Tiago

sábado, 19 de junho de 2010

Com muita alegria a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Piraquara – PR, acolheu nos dias 10 e 11 (Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e o encerramento do Ano Sacerdotal) de junho cerca de 85 jovens que receberam o Sacramento do Crisma pela imposição e unção das mãos de Dom Ladislau, (bispo da diocese de São José dos Pinhais – PR). Estas celebrações com certeza fortalecem e animam o povo de Deus que tem parte fundamental na Igreja.




Por Valdecir

segunda-feira, 14 de junho de 2010


VAMOS TORCER PELO BRASIL?

Não se ouve falar em outra coisa. A Copa do Mundo de futebol começou. É assunto nos bares, nas empresas, nas escolas, nas Igrejas e nos seminários. Brasileiro adora futebol. É realmente uma paixão nacional. Há aqueles que não gostam, mas durante a Copa acompanham os jogos, especialmente os jogos da Seleção Brasileira. Mas, tem gente que torce contra.

Nessa época ouvimos alguns jargões populares:
“O Brasil é o país do futebol”. Não se pode negar que a nossa Seleção, única penta campeã mundial, é referência em todo o mundo e tem a simpatia de grande parte dos povos;
“Vamos colocar o coração na ponta da chuteira”. Jogar com raça, determinação, vontade. Os jogadores que estão em campo representam uma Nação;
“Deus é brasileiro”. É muito usado quando a Seleção Brasileira vence jogos difíceis e/ou conquista títulos. Porém, sabemos que Deus não tem nacionalidade, Ele é de todos os povos.

A Copa na África do Sul é a mais esperada dos últimos tempos. É a primeira no continente africano, num país que sofreu com a segregação racial por muito tempo. Um país que tem um herói nacional: Nelson Mandela. É muito bonito ver a alegria do povo sul-africano com a maior festa do futebol mundial no quintal de casa.

E a Seleção Brasileira? Como em todas as copas, há muitas especulações, palpites e mais de 190 milhões de técnicos. Cada “brazuca” tem a sua seleção na ponta da língua. Paulo Henrique Ganso, Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos foram alguns dos nomes que ficaram fora da lista de Dunga, mas que tinham “lobby” (campanha) a favor por parte da imprensa e do povo. Contudo, é motivo para torcer contra a nossa Seleção?
Sabemos também que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é uma entidade privada e que tem um presidente há muito tempo no cargo. Os jogadores ganham milhões em seus clubes e alguns parecem ter “cadeira cativa” na Seleção. Mas, por isso devemos torcer contra a Seleção?
O jeito brasileiro de torcer contagia todo o mundo. Pintamos as ruas, penduramos bandeirinhas nos postes, colocamos a bandeira do Brasil na varanda da casa, cantamos o hino nacional e sentimos orgulho de ser brasileiro. Aliás, nos últimos tempos, só sentimos esse orgulho em eventos esportivos dessa magnitude, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
Em quase todos os países do mundo há torcedores da Seleção Brasileira, crianças de todas as raças sabem de cor o nome dos craques brasileiros, mundo afora vemos europeus, africanos e asiáticos usando a camisa “amarelinha” e, quem nasce aqui torce contra? Não consigo entender.........


Vamos deixar de lado nossas mágoas contra o técnico, contra os dirigentes, contra algum atleta. Esqueçamos nossas preferências por um ou outro jogador, que “deveria” estar lá. É hora de unir forças e torcer pela nossa Seleção. Vai BRASIL, rumo ao Hexa.

Por Eli Marcel

sexta-feira, 11 de junho de 2010



Do Coração de Jesus jorra a inesgotável misericórdia de Deus

Que alegria poder escrever para você que acompanha nosso blog! No mês de junho, nós, católicos, dedicamo-nos a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Falar do Coração de Jesus é falar de um amor desprendido, de um coração que bate incessantemente para dizer: “Não tenhas medo que fui eu quem te resgatou, chamei-te pelo próprio nome, és meu!” (Isaias 43,1).
Deus é Pai. Nessa paternidade divina sentimos que Ele é o sustentáculo para a nossa existência humana, todo amor que nos faz renunciar às coisas “velhas”, aos maus hábitos e abandonarmo-nos nas mãos desse amor de Deus Pai Providente, que se fez Homem para mostrar a nós que o seu lado, aberto na cruz, que o oferecimento e o amor salvífico são sinais presentes que jorram do seu Sagrado Coração. Ao contemplarmos o coração Divino e Humano de Jesus, estamos lembrando e atualizando todo o mistério pascal.
Quando nos referimos a sentimentos, emoções, alegrias e tristezas, podemos até dizer que tudo brota do coração. O caminho do equilíbrio se encontra na razão. Somente se estivermos atentos aos nossos reais sentimentos, poderemos agir em sintonia com esta verdade, deixando de lado as armadilhas que as emoções nos preparam.
Na imagem do Sagrado Coração de Jesus, vemos um coração coroado de espinhos, o ferimento do lado, o sangue, o fogo, a cruz, e, sobretudo, sua efígie viva e iluminada. Nessa imagem, contemplamos um Deus vitorioso, misericordioso, de olhar sereno e cheio de ternura.
Jesus, com todo sofrimento, é um vencedor, pois confiou no plano do Pai, e deu-se como vítima para imolação dos pecados. Pela experiência de Deus, percebemos que somos criaturas e que tudo é dádiva do Criador. Como diz Santa Teresa d’ Ávila, “Só Deus Basta”.

Por Elimar

segunda-feira, 7 de junho de 2010

VISITA À EXPOSIÇÃO: “Quem é o Homem do Sudário”

No dia 21/05, nós (postulantes), em companhia da cooperadora guanelliana Regina, visitamos a exposição “Quem é o Homem do Sudário”, no shopping Palladium, em Curitiba (PR). Esta exposição descreve de maneira dinâmica os resultados finais dos cientistas sobre o misterioso lençol.
Este, O Santo Sudário, é uma peça de linho que nós, cristãos católicos, acreditamos ser aquele que envolveu Jesus Cristo depois de sua descida da cruz.
Durante todos estes anos, vários estudos foram feitos e até hoje não há nada comprovado que este lençol não seja o que envolveu Jesus Cristo.

Mais informações podem acessar http://www.homemdosudario.com.br/







Por Ricardo